sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Pequena História da Viola Caipira

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá pessoal do Coração Caipira!
Após ler essa reportagem, não pude de deixar de compartilhar com vocês um outro violeiro que é também pesquisador e compositor e dono de uma coleção de 104 violas, a maioria de Queluz, confeccionadas em Queluz de Minas, hoje Conselheiro Lafaiete - MG onde moro atualmente e também a maioria com mais de 100 anos. O nome dele é Cláudio Alexandrino e pelo o que acompanho em jornais, revistas e programas de tv, alguns nacionais, ele é a maior autoridade no momento sobre a história das violas de "Queluz" e tantos outros modelos espalhados por Minas Gerais; começou sua coleção em 2001 e desde então trouxe pra mídia a história destas lindas violas que até Dom Pedro descreveu em seu diário quando passou por aqui, ficando extasiado com a beleza e o som que elas emitiam. Suas variadas exposições foram visitadas por mais 8.000 mil pessoas, entre brasileiros e gringos. Em seu acervo, além das violas de "Queluz" contém algumas ferramentas usadas na confecção das mesmas. Fiquei sabendo que esta saindo do forno uma publicação que vai contar toda essa estória, com fotos e muito mais que ele escreve junto com sua inseparavel esposa Elisana de Assis e um grande amigo fotografo.
Eu sei que tem vários violeiros por esse nosso mundão, mas esse tem um brilho especial, ele é autêntico e faz tudo de coração, sinto isso.
Tenho esse endereço www.myspace.com/claudioalexandrino e fico maravilhado cada vez que entro, vocês verão alguns programas (Jô Soares e outros) e fotos, lá tem o contato dele se quiserem fazer uma bela reportagem.

Muito obrigado pelo espaço e até breve!

Paulo Cardoso - C. Lafaiete - MG